Iniciada mais uma edição “De Lobo a Lobato” na Biblioteca

Oficina ministrada pela escritora Vanessa Meriqui, contadora de histórias de São Paulo, marcou início das atividades – Foto: Divulgação

“De braços dados com Monteiro Lobato, uma viagem à literatura infantil e ao universo Lobatiano”, foi o tema da oficina ministrada pela escritora Vanessa Meriqui, contadora de histórias de São Paulo. A oficina enfoca o universo da literatura lobatiana, seus personagens da literatura infantil universal e do folclore brasileiro.

A oficina marcou a abertura do evento cultural “De Lobo a Lobato”, realizado desde 2001, sempre no mês de abril, pela Biblioteca Municipal Professor Egydio Martello. A iniciativa da Fundação Cultural tem por objetivo comemorar o Dia da Literatura Infantil no Brasil (18/04), data de nascimento do escritor Monteiro Lobato.

A programação é marcada por contações de histórias, exposição dos personagens de Monteiro Lobato, oficinas de formação a professores e alunos, mediadores de leitura e contadores de histórias e feira de livros em parceria com livrarias da cidade.

A oficina, segundo a escritora, traz também um panorama da literatura infantil universal, com abordagem sobre como, através da oralidade, as histórias começaram a ser registradas ao longo dos séculos, quais as diversas formas de narrativas e seu olhar sobre o mundo. “A ligação com Monteiro Lobato se dá pela forma como o escritor abordou cada uma delas, trazendo-as para o universo do Sítio do Picapau Amarelo”, explica a escritora.

A partir desta terça-feira (09) até 12 de abril estão programadas contações de histórias com Arlete Delesporte, Maria Célia Baran, Regiane Rodrigues e Amanda Baran. As oficinas serão de confecção de personagens do Sitio do Picapau Amarelo com Simone Barbara e feira de livros com livrarias locais. A exposição dos personagens vai até o dia 26.