Enem tem 3.709 inscritos em Campo Mourão

Colégio Estadual é um dos locais de prova do Enem em Campo Mourão – Foto: Arquivo/Tasabendo.com

A primeira prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, será aplicada neste domingo (03) e a segunda no domingo seguinte (dia 10 de novembro.) Em Campo Mourão, são 3.709 candidatos inscritos para o exame. No ano passado, foram cerca de 4.500 inscrições no município.

De acordo com o Ministério da Educação, a queda de inscrições em todo o país é justificada pela migração de estudantes, que desejam as certificações do ensino médio, da prova do Enem para a do Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja), novamente responsável pela obtenção do certificado desde o ano passado.

As provas serão aplicadas em quatro estabelecimentos de ensino de Campo Mourão: Unespar; UTFPR, Colégio Estadual e Colégio Unidade Polo.

Em todo o Brasil, são cerca de 5,1 milhões de candidatos inscritos no Enem. Na página do Enem, na internet, está disponível a lista do que pode e o que não pode ser levado para o exame.

Também está disponível a lista dos documentos aceitos para a identificação dos candidatos e a relação do que pode levar a eliminação dos participantes.

HORÁRIO

Os portões de acesso aos locais de prova serão abertos e fechados em horários diferentes nos estados, isso porque, pela extensão territorial do país, existem diferentes fusos horários. Os estudantes que chegarem após o fechamento dos portões não poderão fazer o exame.

No Paraná, os portões serão abertos às 12h, com fechamento às 13h. O início da prova será as 13h30 e o encerramento as 18h30

05h30

Neste domingo, os estudantes terão cinco horas e meia para fazer a prova. No segundo domingo de prova, 10 de novembro, o tempo será mais curto: cinco horas.

O acesso à sala de provas só será permitido com a apresentação de documento oficial de identificação com foto, conforme previsto em edital. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o participante imprima e leve o cartão de confirmação da inscrição, que já está disponível na Página do Participante e no aplicativo do Enem.

Veja o que é permitido e proibido no Enem:

O que é obrigatório levar para a prova do Enem:

– caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente;

– documento oficial de identificação, original e com foto. A lista dos documentos aceitos no Enem está disponível na internet.

O que é aconselhável levar para a prova:

Cartão de Confirmação de Inscrição

Declaração de Comparecimento impressa.

O que é proibido:

Borracha – corretivo – chave com alarme – artigo de chapelaria – impressos e anotações – lápis – lapiseira – livros – manuais – régua – óculos escuros – caneta de material não transparente – dispositivos eletrônicos (wearable tech, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods, gravadores, pen drive, mp3, relógio, alarmes) – fones de ouvido ou qualquer transmissor, gravador ou receptor de dados imagens, vídeos e mensagens.