Educação Municipal recebe 20 milhões em investimentos
A Educação Municipal de Campo Mourão está recebendo investimentos de aproximadamente R$ 20 milhões em recursos do Governo Federal e próprios para obras e melhorias da sua estrutura. O volume de recursos destinados ao setor é inédito na história da cidade e vai proporcionar mais qualidade de ensino e aprendizagem. São duas novas escolas e três super creches, além de reformas e ampliações em 19 escolas e centros de educação infantil. Os projetos foram elaborados pela equipe da Secretaria de Educação e enviados ao Ministério da Educação (MEC) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Além dos recursos federais o Município também faz uma contrapartida financeira em todas as obras.
Segundo a Secretária de Educação, Karla Tureck, os investimentos são possíveis graças ao empenho da equipe e também à confiança do Governo Federal nas ações municipais. “Trabalhamos todos os dias para elaborar projetos que atendam as necessidades da nossa população e melhorem a qualidade da educação”, disse.
Uma das super creches é a do Jardim Indianópolis (Região do Lar Paraná) que já está em fase final de construção. Nela, foi investido R$ 1,8 milhão. As outras duas já foram licitadas pelo MEC e serão construídas no Conjunto Avelino Piacentini (Asa Leste) e no Jardim Flora, com recursos de R$ 1,5 milhão em cada uma. Duas novas escolas serão construídas, a Escola do Campo Manoel da Nóbrega na comunidade Quilômetro 128 com investimento de R$ 862 mil, e a do Conjunto Avelino Piacentini, com recursos de R$ 1,1 milhão.
“As Escolas e Super Creches vão ampliar a oferta de vagas na Educação. A estrutura atenderá nossas necessidades e mães e pais terão um local seguro para deixar os filhos enquanto trabalham”, comemorou a Prefeita de Campo Mourão, Regina Dubay. “O apoio do Governo Federal em nosso município está sendo muito importante para o desenvolvimento e assim, nós estamos construindo uma cidade melhor para todos”, completa a Prefeita.
Além de novas obras, as unidades de ensino existentes também recebem atenção especial. Ao todo, 19 Escolas e Centros Municipais de Educação Infantil recebem obras de melhorias em seus espaços. Entre as já concluídas estão: as revitalizações dos CMEIS Pingo de Gente (Jardim Tropical), Criança Feliz (Vila Guarujá), Santo Antônio (Jardim Cidade Nova) e da Escola Municipal Manoel Bandeira (Jardim Alvorada). Os investimentos nestas reformas somam R$ 741,7 mil.
Serão feitas também reforma no CMEI Ilha Bela (R$ 40.521,19), cobertura no CMEI Sossego da Mamãe (R$ 29.571,70), e na quadra da Escola Constantino Lisboa de Medeiros (R$ 184.996,98). Com recursos já liberados pelo MEC, passarão por reformas as Escolas Cidade Nova (R$ 565.642,99), Mário de Miranda Quintana (R$ 348.154,45), Domingos José de Souza (R$ 360.695,76), Urupês (R$ 567.429,78) e Florestan Fernandes (R$ 806.446,12).
Também serão reformados o CMEI Amor Perfeito (R$ 221.865,43) e a Escola Ethanil Bento de Assis (R$ 563.351,34). Em fase final de captação de recursos estão as ampliações das Escolas Urupês (R$ 1.320.571,02), Mário de Miranda Quintana (R$ 512.612,22), Domingos José de Souza (R$ 239.164,73), Cidade Nova (R$ 1.255.669,06) e Gurilândia (R$ 4.441.572,00).
“É um investimento de volume inédito para a cidade. As melhorias vão chegar em todas as regiões da cidade e a população com certeza sentirá a diferença”, disse a Prefeita. Além de todas estas melhorias em infraestruturas físicas o Governo Federal também está destinando para a Educação outros R$ 740.114,00 em mobiliário escolar, R$ 19.937,36 em material pedagógico e mais R$ 633.510,95 para manutenção das escolas pelo Programa Brasil Carinhoso.