Consultas públicas do programa Parceiro da Escola envolvem dez escolas da região a partir desta sexta-feira

Em Campo Mourão apenas o colégio Dom Bosco foi incluído para a consulta popular – Foto: Reprodução/Redes Sociais

As consultas do programa Parceiro da Escola começam nesta sexta-feira (06) e seguem amanhã e segunda-feira (07 e 09). Participarão como votantes pais e responsáveis, estudantes acima de 18 anos, professores e funcionários.

Os votos serão impressos e a votação simultânea em todas as 177 escolas estaduais elegíveis para o programa. Dez delas ficam em oito cidades da região Comcam.

Em Campo Mourão apenas o colégio Dom Bosco foi incluído. As demais ficam em Barbosa Ferraz, Campina da Lagoa, Fênix, Luiziana, Nova Cantu, Roncador e Moreira Sales.

O horário é das 8h às 20h30 nesta sexta e segunda-feira e das 8h às 17h no sábado. Para garantir a transparência nos processos de votação, as consultas públicas seguirão um modelo democrático.

Participam, como membros das mesas consultivas, equipes técnicas dos Núcleos Regionais de Educação (NREs), professores e funcionários das escolas consultadas.

PESQUISA

De acordo com uma sondagem contratada pela Secretaria da Educação junto ao Instituto Paraná Pesquisas, publicada recentemente, três em cada quatro paranaenses aprovam o programa Parceiro da Escola.

O levantamento foi realizado entre os dias 24 de outubro e 11 de novembro com pais e responsáveis em municípios de 85 escolas que estão na área de abrangência do programa.

PARCEIRO DA ESCOLA

O programa da Secretaria da Educação tem a finalidade de melhorar a gestão administrativa e de infraestrutura de escolas estaduais mediante parceria com empresas especializadas em gestão educacional. As empresas ficarão responsáveis pelo gerenciamento administrativo de escolas selecionadas e pela gestão de terceirizados na limpeza e segurança. A lei que institui o programa foi sancionada em junho.

A APP/Sindicato é contra a iniciativa por entender que a proposta representa a privatização das escolas.