Alunos do Colégio Integrado de Campo Mourão recebem educação financeira
Uma série de projetos e atividades extra-curriculares mobilizam os alunos do Colégio Integrado de Campo Mourão com a finalidade de preparar os adolescentes para a realidade da vida, somando-se a educação escolar padrão. Dentre essas ações complementares e inovadoras está o projeto “Primeiros Passos: Rumo à Educação Financeira”.
O professor de Matemática do Colégio Integrado, Marco Tadeu Gonçalves, explica que o projeto surgiu da necessidade da sociedade moderna de organização e planejamento financeiro. Destaca o docente que o projeto procura “iniciar uma reflexão em nossos alunos sobre a importância da valorização e bom uso dos recursos financeiros”. Acrescenta também que os alunos precisam “saber discernir entre o que é necessário para suprir nossas necessidades do dia-a-dia e aquilo que é uma imposição do mercado para que nos tornemos consumidores compulsivos”, alerta.
O projeto “Primeiros Passos: Rumo à Educação Financeira” é direcionado aos alunos do quarto e quinto ano do Ensino Fundamental, que devem zelar pelo dinheiro que recebem no início da atividade “administrando-o de forma consciente até o final do projeto, sem, é claro, se privar de fazer compras e movimentar o valor ganho”, detalha o professor Marco Gonçalves.
Nesse movimento de compra e venda, os alunos desenvolvem sua independência, fazem uso de ferramentas matemáticas e também se socializam com os colegas.