Alunos da rede municipal de ensino passam por teste acuidade visual
A visão, essencial para o aprendizado, é responsável pela maior parte da informação sensorial que recebemos do meio externo. A integridade desse meio de percepção é indispensável para o ensino da criança. Pensando nisso a secretaria de educação está beneficiando os alunos com testes de acuidade visual para apurar as dificuldades na visão.
A acuidade visual (AV) trata-se de quando o olho reconhece dois pontos muito próximos uns dos outros, tornando a visão incômoda e a pessoa sente dificuldade em enxergar formas e contornos dos objetos. A distância entre fotorreceptores na retina e da precisão da refração é o que causa a acuidade visual. Para medir a acuidade visual é preciso avaliar a relação entre o tamanho do menor objeto visualizado e a distância entre o individuo e objeto, dados que valerão para analisar a gravidade da patologia.
Mais de mil crianças são atendidas pelo teste acuidade visual nas escolas em Campo Mourão. Caso seja diagnosticado problemas na visão os alunos são encaminhados para oftalmologista para a patologia ser tratada.