875 novos alunos foram matriculados na rede municipal em 2019

Em março de 2018 havia 9.070 alunos matriculados, enquanto em outubro de 2019 o número chegou a 9.945. – Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação registrou 875 novas matrículas em 2019 nos Centros de Educação Infantil e escolas. Em março de 2018 havia 9.070 alunos matriculados, enquanto em outubro de 2019 o número chegou a 9.945. Os dados são relativos a educação infantil integral e parcial, ensino fundamental de 9 anos, educação de jovens e adultos, classes especiais e Centro de Atendimento Especializado para Deficientes Visuais.

“Esse número a mais na rede de ensino é como se tivesse aumentado mais duas escolas do porte da Gurilândia, que atualmente conta com cerca de 400 alunos”, analisa a chefe da Divisão de Estrutura e Sistema da Secretaria Municipal de Educação, Laura Clotilde Moller Hanisch.

Segundo ela, não houve necessidade de abrir novas turmas porque dentro da política de georreferenciamento da Secretaria, estes novos alunos, oriundos tanto da rede particular como de outras cidades e estados, foram alocados nas turmas existentes.

Sobre a fila de espera, especialmente na educação infantil, a secretária municipal de Educação, Tânia Caetano, ressalta que a obrigatoriedade dentro da legislação é atender crianças a partir dos quatro anos de idade na educação básica. “Os novos cadastros que recebemos são colocados na fila de espera por ordem de solicitação”, ressalta.

Ela lembra que desde  o ano passado, para dar mais transparência ao processo, a lista de espera por vagas nos CMEIS é publicada no portal da transparência do município (campomourao.atende.net) no ícone “central de vagas-educação”.