Bancos oferecem cartão de crédito para negativado de olho em um grupo seleto de clientes

É cada vez mais comum anúncios de cartão de crédito para negativado na internet. Os bancos sabem que muitas pessoas tiveram problemas com o Serasa/SPC nos últimos anos em virtude da crise econômica que o país passou, e por isso começaram a oferecer este tipo de serviço.

Quem está com o nome negativado sabe como é complicado conseguir crédito e financiamento, pois os bancos fazem uma análise criteriosa nos órgãos de proteção ao crédito para saber todo o histórico financeiro.

Mas um grupo seleto de clientes pode ser acesso a um cartão de crédito para negativado sem a necessidade de consulta do Serasa/SPC.

Este tipo de serviço é oferecido para aposentados, pensionistas, beneficiários do INSS, militares e funcionários públicos.

Ou seja, quem se enquadra neste grupo pode ter aprovado um cartão de crédito apesar de restrições no nome, onde grandes bancos estão dispostos a liberar esse tipo de serviço sem grandes burocracias.

SEGURANÇA DO PAGAMENTO

Mas por que será que os bancos oferecem cartão de crédito para negativado somente para essas pessoas?

Isso acontece porque, tanto aposentado, como pensionistas, militares, beneficiários do INSS e funcionários públicos tem a segurança de pagamento, e os bancos descontam o valor da fatura do cartão diretamente do benefício e salário.

Ou seja, existe uma segurança de pagamento porque o índice de inadimplência é quase nulo, e por isso os bancos sente-se mais confiantes a aprovar um cartão mesmo com restrições no nome juntos aos órgãos de proteção ao crédito.

POLÈMICA

Acontece que essa abordagem dos bancos em oferecer cartão de crédito para negativado aos aposentados e outros é motivo de polêmica.

Isso porque, alguns acreditam que os bancos acabam forçando a pessoa que recebe benefício a acumular uma dívida desnecessária com o uso errado do cartão.

Além disso, como a pessoa já está com problemas financeiro, oferecer uma opção a mais de gasto é algo bastante criticado por quem entende do assunto.

Especialistas cobram uma atitude mais forte por meio das autoridades que gerenciam os bancos, para que eles não façam uma abordagem tão recorrente, oferecendo serviços como o cartão de crédito para negativado para pessoas que não podem pagar.

Ou seja, é um tema que gera bastante debates, se é certo ou não oferecer cartão de crédito para negativado justamente para que não precisaria deste serviço.

  • * Vinícius de Souza