Acicam emite nota oficial sobre o fim da escala 6×1

A Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (Acicam) divulgou nota oficial nesta semana sobre a proposta que trata do fim da escala 6×1 e da redução da jornada semanal de trabalho em tramitação no Congresso Nacional, em Brasília.
A entidade representativa do setor empresarial local manifesta, inicialmente, sua preocupação com a proposta. Destaca ainda que estudo recente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) aponta que o comércio, especialmente as micro e pequenas empresas, tende a ser o setor mais impactado com as mudanças. Alerta o documento que o segmento “concentra a maior parte das contratações formais e possui menor capacidade de absorver aumentos imediatos de custos e reorganizações operacionais”, destaca.
A Acicam acentua na nota que em municípios como Campo Mourão – onde as micro e pequenas empresas são um dos principais motores da economia, da geração de renda e de empregos – mudanças uniformes podem gerar efeitos desproporcionais “elevando o risco de fechamento de empresas, redução de vagas, aumento da informalidade e repasse de custos ao consumidor”, observa a entidade.
DIFERENTES REALIDADES
Um dos pontos ressaltados é o da necessidade do debate em torno do assunto levar em consideração as diferentes realidades dos setores produtivos e o porte das empresas, com a Acicam defendendo a valorização da negociação coletiva, o diálogo responsável e medidas estruturais que reduzam o custo de contratação, como a desoneração da folha de pagamento.
“Nosso compromisso é com o desenvolvimento econômico sustentável, a manutenção dos empregos, o fortalecimento das empresas locais e a construção de soluções equilibradas para trabalhadores e empregadores”, conclui a nota oficial da Acicam.