5 apps que podem render prêmios ou renda extra

O seu smartphone não precisa ser usado só para e-mails, redes sociais, WhatsAppe joguinhos viciantes. Você pode usá-lo para ganhar dinheiro e até mesmo alguns prêmios. Diversos aplicativos têm sistemas de recompensas ou se propõe a ser plataformas mobile de trabalho remoto. Separamos cinco opções de apps para você instalar no seu celular e, quem sabe, ter uma renda extra ou trocar de celular.

A primeira dica é usar o aplicativo da Workana, disponível para Android. Essa empresa reúne ofertas de trabalho de diversos tipos, como produção de artigos, serviços de TI, trabalhos administrativos, entre outros. Você precisa criar um cadastro e buscar o melhor serviço para o seu perfil. O pagamento é retido do anunciante logo que você aceita um trabalho. Quando ele for concluído, o dinheiro é repassado para você. Quem tem iPhone pode acessar o site da Workana. Não há app para iOS.

O 4Move é aplicativo rival da Uber. Ela oferece um programa de recompensas como diferencial. Ao percorrer diversos quilômetros, como passageiro ou motorista, você acuma pontos que podem ser trocados por iPhones, MacBooks ou viagens. Por enquanto, ele só funciona oficialmente em São Paulo.

Já o MeSeems funciona de maneira bem diferente. Ele paga para você responder a breves pesquisas de mercado. Com isso, você pode acumular e trocar seus pontos por recargas de celular, desconto na 99, ingresso no cinema e crédito no PayPal.

O aplicativo Opinion Rewards, do Google, funciona de maneira parecida. Ele oferece pesquisas com base na sua localização e lhe recompensa com créditos que podem ser usados em outros aplicativos. Eles podem ser usados tanto para comprar vidas no seu jogo favorito, quanto filmes e livros na Google Play Store.

Já o PicPay pode render dinheiro por meio da indicação de bares e restaurantes. O aplicativo funciona como um método de pagamento via celular vinculado ao seu cartão de crédito. Se você conseguir que novos estabelecimentos se cadastrem e transacionem sua primeira compra, você ganha 100 reais em dinheiro no PicPay.  O valor pode ser transferido sem custos para a sua conta bancária. O estabelecimento comercial ganha isenção de taxas nos primeiros 5 mil reais transacionados.

Há diversas formas de ganhar dinheiro com o seu smartphone que você pode explorar. Além dos apps que citamos, há também o Meliuz, que devolve parte do dinheiro gasto em compras online. O BeBlue faz a mesma coisa, mas lojas físicas. Os aplicativos podem ser muito mais do que um mero passatempo.

Arena Tech/Exame