Semana do Meio Ambiente com ações em Iretama

Evento em Iretama reuniu centenas de pessoas – Foto: Divulgação

O Instituto Emater, em parceria com a prefeitura de Iretama e o Sicredi, realizou algumas atividades na Semana do Meio Ambiente, por meio de palestras, apresentações culturais e exposições de trabalhos confeccionados pelos próprios alunos, que utilizaram material reciclado na montagem dos trabalhos.

As apresentações dos trabalhos e palestras aconteceram nas escolas Maria de Lurdes de Melo e Osmar Rodrigues de Farias, por onde passaram mais de 600 pessoas, entres alunos, pais e funcionários.

Nos trabalhos foram abordados os mais diversos temas:  Energia Renovável, Efeito Estufa, Agricultura sustentável, conservação dos rios, solos e matas ciliares, reutilização e tratamento das águas, reutilização de material reciclado para a fabricação de brinquedos.

Um dos maiores desafios da humanidade atualmente é viver em harmonia com o meio ambiente. “Desenvolver a utilização sustentável dos recursos naturais é necessário, pois o nosso planeta já vem mostrando há décadas que a população humana está agredindo irreversivelmente a natureza. Desse modo, precisamos utilizar a ciência e a tecnologia ao nosso favor. Precisamos investir e utilizar o conhecimento científico para desenvolver novas tecnologias de produção de alimentos mais saudáveis, energia limpa, entre alternativas menos agressivas ao meio Ambiente”, disse o gerente regional da Emater, Jairo Martins de Quadros.

Com o intuito de chamar a atenção de todas as esferas da população para a sustentabilidade e redução dos problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho.

Além disso, por do decreto federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período, em todo território nacional, se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente (SNMA), que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País.

De acordo com a diretora do Maria de Lurdes, Elaine, o evento foi além do esperado. “Mais de 600 pessoas estiveram reunidas, principalmente os pais. Com o apoio da Emater, Prefeitura municipal, Sicredi e Rotary Club, queremos melhorar ainda mais nosso município com relação a área do meio ambiente”, disse ela. (Com informações- unidade Emater de Iretama)