Luiziana realiza o 3º Encontro da Agricultura Familiar

O evento aconteceu nesta terça-feira (18), no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida – Foto: Divulgação

Diante das variações climáticas, recursos para plantio e outros desafios que a agricultura familiar está enfrentando, uma das alternativas foi buscar o compartilhamento de informações durante o Encontro da Agricultura Familiar, realizado pela EMATER, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, com apoio do SENAR e FITAEP e Prefeitura de Luiziana.

O evento aconteceu nesta terça-feira (18), no Salão Paroquial da Igreja Nossa Senhora Aparecida de Luiziana. Participaram do encontro o Gerente Regional da Emater de Campo Mourão Jairo Martins de Quadros, Secretário da Agricultura e meio ambiente Mario Medeiros a vice-presidente da Câmara de Vereadores Geralda Fantinni, o Presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Luiziana, Júlio Kondazeski, ex- vereador Armando Rufino representando o Prefeito de Luiziana, gerente do Sicredi local Paulo Ossucci, Engenheira Agrônoma da Emater Luiziana Laura Helena da Silva e o gerente do Banco do Brasil Paulo de Tarso Fernandes dos Santos.

Segundo a Engenheira Agrônoma da Emater de Luiziana, Laura H G da Silva o Pronaf continua sendo a principal política pública direcionada ao desenvolvimento da Agricultura Familiar. Grande parte dos 300 mil agricultores familiares do Paraná ainda não acessam o Pronaf, especialmente para investimentos produtivos. E os principais objetivos do programa são: ferramenta essencial de apoio ao agricultor, melhorar processo de produção, melhorar as condições de infra estrutura das propriedades , implantar mecanismos de agregação de renda Implantar novas alternativas de renda. Ainda frisou que na safra 2018/2019 foram aplicado recurso na ordem de R$4.368.125,00 com 228 projetos de custeio e investimento.

Palestraram no evento também o economista do Deral de Curitiba Marcelo Garrido Moreira, o assessor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais Anderson Farias de Macena e a Assessora Regional da Fetaep Solange Santos. Os produtores receberam orientação sobre a legislação e semana de controle da formiga cortadeira que se realiza na segunda semana de julho em todo o Paraná.

Maritania Forlin – Assessoria de Imprensa