Ideb aponta educação de Peabiru como a melhor da Comcam

ideb1-2016

O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira, dia 8, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Pelo Índice, a educação de Peabiru é a 5ª melhor do Paraná e a 1ª da Comcam. Em 2011, a nota da rede municipal de Peabiru era de 5,4. No resultado de 2015, a nota saltou para 7.2, superando todas as metas projetadas para os próximos anos.

Segundo a secretária da Educação, Wall Pinheiro, a conquista desta nota “é o fruto de um trabalho sério que se iniciou em 2013, quando investimos pesadamente na educação”. Peabiru implantou um sistema de acompanhamento sistemático das turmas, com número reduzido de aluno e com aplicação de avaliações e discussão coletiva de resultados. Para Pinheiro, “esse resultado histórico é fruto do empenho dos nossos profissionais da educação, somado aos investimentos sólidos que fizemos no setor: fim da superlotação das turmas, 33% da hora-atividade, PNAIC, avaliações municipais, formação continuada, entre outras”, explica. “Esse é um triunfo que merece ser comemorado por Peabiru e por todos que se empenharam para a conquista dessa nota, que colocou a educação de Peabiru como a 5ª melhor do Paraná e a 1ª da Comcam”, finaliza.

Criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos.

ideb-2016