IBGE abre processo seletivo e começa preparativos para Censo 2020 na região de Campo Mourão

Coordenador regional do IBGE, Marcos Vinicius Vicente diz que área de atuação aumentou, abrangendo região de Goioerê – Foto: Clodoaldo Bonete/Tasabendo.com

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu na semana passada o processo seletivo simplificado para contratação de 1.343 vagas para Coordenador Censitário Subárea (CCS) e 1.315 vagas para Agente Censitário Operacional (ACO), distribuídas pelas 27 unidades da federação. Ambas as funções exigem nível médio completo.

As inscrições estarão abertas de 25 de setembro a 15 de outubro de 2019 e serão feitas pela internet, por meio do acesso ao endereço eletrônico da FGV https://fgvprojetos.fgv.br/concursos/ibgepss2019.. As provas estão previstas para 8 de dezembro e serão realizadas em 1.031 municípios.

Segundo o coordenador regional do IBGE, Marcos Vinicius Vicente, o processo seletivo abre uma vaga para Coordenador Censitário Subárea, em Campo Mourão, outra para Engenheiro Beltrão, Goioerê e Ubiratã, na região da Comcam.

“A remuneração mensal prevista é de R$ 3.100,00 para Coordenador Censitário Subárea (CCS), incluindo um vale, podendo chegar a R$ 3.500,00. A função exige o ensino médio e o candidato deve ter Carteira Nacional de Habilitação, no mínimo para a categoria B”, disse Vicente.

A equipe que representa a agência do IBGE em Campo Mourão, iniciou visitas nas prefeituras da região para comunicar sobre o processo seletivo e pedir apoio para o Censo 2020. “Temos apresentado também o cronograma para o Censo e buscado as parcerias. Em Campo Mourão, por exemplo, precisamos do apoio da prefeitura para que ceda ao IBGE um espaço físico para a instalação do posto de coleta”, afirma Vicente.

ÁREA MAIS ABRANGENTE

Com o fechamento da agência de Goioerê, a unidade do IBGE de Campo Mourão assumiu também aquela região. São mais 11 municípios sob o comando da agência mourãoense. “Dobramos a área de atuação. Trabalhávamos com onze municípios, e agora passamos para 22, ou seja, quase toda a região da Comcam.”

No próximo ano, novos processos seletivos serão abertos para outras funções, como recenseador.

PERÍODO

O Censo 2020 vai coletar informações em todos os 5.570 municípios brasileiros. Cerca de 180 mil recenseadores serão contratados, em regime temporário, por meio de processos seletivos, em todos os 27 estados do país.

Entre os meses de agosto a outubro de 2020, os recenseadores visitarão os domicílios de modo a retratar os principais aspectos da população brasileira, estimada em 213 milhões de habitantes.