Engenheiro Beltrão distribui repelentes para gestantes

Distribuição de repelentes  (5)

A secretaria da Saúde de Engenheiro Beltrão promoveu reunião hoje às 14 horas com gestantes do município para fazer a entrega de repelentes e repassar orientações sobre a prevenção do Zika vírus. As gestantes que participaram são acompanhadas pelo município no pré-natal.  O eventoteve palestra, ministrada pelo enfermeiro Alisson Glatz, na Pastoral da Criança.

As gestantes receberam orientações sobre a aplicação de repelente, que deve ser feita a cada 2 horas, conforme orientação de médicos do município. A secretaria da Saúde disponibilizou ainda kits para as mulheres, compostos com um repelente e cartilha com informações sobre o Zika Vírus, sintomas, e cuidados.

A secretária da Saúde de Engenheiro Beltrão, Seila Lima informou que a reunião é realizada todo mês com as gestantes. “Este mês vamos aproveitar para fazer a entrega dos repelentes”, disse. Segundo ela, a entrega do produto é mais uma medida do município de prevenção das gestantes quanto à picada do mosquito.  “Tendo em vista o risco da microcefalia com a picada do mosquito neste processo da gravidez, estamos entregando estes repelentes seguindo orientações médicas”, explicou.

A secretária comentou que o município tem adotado várias medidas de combate e  prevenção ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, Zika vírus e febre Chikungunya. Além do decreto de estado de alerta contra a doença, equipes do Programa Saúde da Família estão trabalhando com as visitas domiciliares junto com agentes de endemias. O prefeito Elias Lima (PSD), autorizou também a abertura de teste seletivo para contratação de mais cinco agentes para reforço nas fiscalizações, ainda  estão sendo realizados trabalhos de orientações e conscientização junto às escolas municipais. “Tudo que é possível estamos fazendo”, disse Seila, pedindo a colaboração da população.

Segundo dados da secretaria da Saúde do município, Engenheiro Beltrão registrou até o momento 21 casos positivos de dengue, 72 aguardam resultados e 65 tiveram diagnósticos negativos. No total foram feitas 158 notificações.