Avaliação de desempenho de materiais para silagem em Barbosa Ferraz

Pelo 3º ano consecutivo esse trabalho está sendo realizado nesta mesma propriedade na comunidade de Santa Rosa – Foto: Divulgação

O município de Barbosa Ferraz é um importante produtor de leite na região de Campo Mourão, por possuir mais de 30 mil hectares de pastagens cultivadas e principalmente por esta área estar distribuída em mais de 800 propriedades de cunho familiar, gerando renda no campo e sendo uma importante ferramenta na manutenção do agricultor e sua família na área rural.

Com o intuito de se fortalecer ainda mais essa cadeia, foi realizado na última segunda-feira (21), o plantio dos híbridos de milho para o “III Dia de Campo para Milho Silagem” da Emater de Barbosa Ferraz. Esse trabalho conta com a participação de alguns parceiros e estima-se que a colheita e avaliação ocorra na primeira quinzena de maio, data que ocorrerá o evento da avaliação dos materiais.

Foram plantados 18 materiais, onde o trabalho e acompanhamento tem por objetivo auxiliar os técnicos e agricultores do município em vários pontos, dentre eles como a produção de massa verde e a quantidade de matéria seca por exemplo, onde neste caso espera-se até 35% da mesma nos materiais superiores avaliados. Também espera-se destes materiais uma produção de até 125 sacas por hectare, mesmo com o plantio sendo realizado um pouco mais antecipado em relação aos anos anteriores.

O agricultor e proprietário do local da avaliação, Mauro Bento destacou a importância da ação. “Esse trabalho é interessante porque podemos acompanhar da implantação até o ciclo final a produção e comportamento dessas variedades aqui”, disse ele, que também agradeceu a parceria da Emater e das Empresas presentes.

Já para o extensionista local, Marcelo Agenciano, esse trabalho se justifica, pois “com ele poderemos entender o comportamento desses materiais dentro de nossa realidade e consequentemente nos dará condições de tomar decisões mais acertadas” frisou Agenciano.

Pelo 3º ano consecutivo esse trabalho está sendo realizado nesta mesma propriedade na comunidade de Santa Rosa e acontece com apoio novamente dos parceiros que forneceram os materiais do trabalho e norral, ficando desde já o convite a todos para participarem do Dia de Campo em maio nesta propriedade.