Novas tecnologias e novos mercados para o agronegócio serão temas de evento

Um dos palestrantes do evento será o Secretário Estadual da Agricultura, Norberto Ortigara

No próximo dia 6 de agosto, às 19h30, em Campo Mourão, ocorrerá o I Fórum do Agronegócio, Tecnologia e Inovação (FATI). O evento, organizado pela Câmara Temática do Agronegócio, do CODECAM – Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão, tem por objetivo discutir temas de impacto para o agronegócio local e regional.

Um dos palestrantes do evento será o Secretário Estadual da Agricultura, Norberto Ortigara, que falará a respeito do crescente uso da agricultura de precisão e tecnologias no campo, os desafios da transformação digital face aos problemas de conectividade e as expectativas de crescimento da cadeia de grãos como efeito da declaração do Paraná como área livre de febre aftosa.

O evento também contará com a presença do professor Aldo Nelson Bona, membro do Conselho de Administração do Tecpar – Instituto de Tecnologia do Paraná e Diretor Geral da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), que abordará as possibilidades de aumento de negócios e empreendimentos no agronegócio por meio da aproximação entre as instituições de ensino superior e a iniciativa privada local e regional. Bona demonstrará como a permanência, em Campo Mourão, de alunos egressos dos cursos de engenharias poderá criar empreendimentos inovadores e oportunidades de negócios que contribuirão para a manutenção dessa mão de obra no município e o aumento da diversificação econômica local.

Segundo o presidente do CODECAM, Newton Leal, é necessário discutir o desenvolvimento econômico de maneira endógena, ou seja, a partir da realidade local estimular e potencializar novos negócios, de base tecnológica e inovadora, conectando-os aos já existentes no município.

Para a advogada Dâmares Ferreira, coordenadora da Câmara Temática do Agronegócio, como principal cadeia produtiva local e regional, o agronegócio é muito importante para o desenvolvimento econômico do município e esse evento contribuirá para aproximar os produtores rurais, e suas demandas, dos demais segmentos representados no Conselho de Desenvolvimento Econômico de Campo Mourão.

Segundo ela, o FATI – Fórum do Agronegócio, Tecnologia e Inovação passará a ocorrer todos os anos, em Campo Mourão, e esta edição conta com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Sindicato Rural, Coamo, Adapar – Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Emater – Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural, Senar – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Associação dos Agrônomos de Campo Mourão, UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Campo Mourão, Centro Universitário Integrado, Unespar – Campus Campo Mourão,  Unicampo, Instituto de Tecnologia do Paraná/Tecpar, Instituto de Direito, Educação, Tecnologia e Inovação(IDDETI) e SbM (Softare by Maringá).

O evento será gratuito e ocorrerá no Recanto do Criador, no Parque de Exposições. As presenças poderão ser confirmadas na secretaria do CODECAM ou pelos contatos: [email protected], (44) 3518 – 8025 e (44) 999154-4848.