Exposição Agropecuária começa a receber os primeiros animais

O Parque de Exposições Getúlio Ferrari de Campo Mourão começou a receber hoje os primeiros bovinos e ovinos para a Exposição Agropecuária, que começa nesta quarta-feira (5), prosseguindo até domingo (9). O evento é promovido pelo Sindicato Rural, e a programação conta com julgamento de ovinos, de várias raças e também de bovinos para julgamento, leilão e exposição. Serão pelo menos 300 ovinos, de dez raças, dos quais deverão ir à para a pista de julgamento em torno de 150 animais. O restante ficará em exposição para comercialização.

Entre ovinos e bovinos, a previsão é de que o Parque de Exposições receba em torno de 1.500 animais. Mesmo sem a realização da tradicional Festa Nacional do Carneiro no Buraco, a expectativa é que a Exposição Agropecuária receba grande número de expositores e de visitantes até o final de semana. “Hoje (ontem) já recebemos o primeiro expositor, de São Paulo, que trouxe seus animais da raça Dorper, mas o movimento maior deverá ser nesta terça-feira. Apesar de ser um ano de recessão, que afeta todas as feiras, aqueles expositores que estão conosco há anos confirmaram presença porque conhecem a credibilidade da feira realizada em Campo Mourão”, disse Jaciane Beal, coordenadora da exposição de ovinos para o Sindicato Rural de Campo Mourão.

Dez raças de ovinos estarão em exposição: Texel, Texel Naturalmente Colorido, Santa Inês, Suffolk, Suffolk Naturalmente Colorido, Ile de France, Ile de France Naturalmente Colorido, Poll Dorset, Dorper e White Dorper. “Teremos o Suffolk Naturalmente Colorido e o Santa Inês Naturalmente Colorido, raças novas oriundas de melhoramento genético e cruzamento de raças padrão. Haverá julgamento separado de todas as raças, inclusive com presenças de animais consagrados como grandes campeões nacionais em Feiras na Bahia e Rio Grande do Sul”, explica Jaciane.

Alguns touros da raça Nelore também já chegaram nesta segunda-feira, receberam duchas de água e foram colocados nas baias. Todos os cuidados com os animais serão mantidos pelos criadores para que sejam levados a julgamento e leilão no final de semana. Além da raça Nelore, o Leilão de Touros programado para acontecer no próximo sábado (8), vai contar também com alguns animais da raça Angus PO. Serão dez animais selecionados, trazidos por criadores de outros estados, o que tornará o leilão ainda mais atrativo a quem procura animais diferenciados e de qualidade.

De acordo com Cleusa Santos, responsável pela parte pecuária do Sindicato Rural, o leilão havia sido formatado apenas para Touros PO, da raça Nelore, porém, com a abertura para a inclusão de uma segunda raça, surgiu a oportunidade para os criadores da raça Angus. “Como houve a oportunidade de agregarmos uma outra raça, incluímos a Aberdeen Angus, que nós chamamos de Angus. Serão dez touros, uma raça considerada raça-mãe do cruzamento industrial, segundo os entendedores. Tudo isso vem fortalecer o leilão. Se antes a gente tinha 40, agora são 50 touros”, destaca Cleusa.