Ricardo Gurginski recebe Comenda Verdes Campos

Família Gurginski presta serviços relevantes a Campo Mourão, há mais de 50 anos – Foto: Divulgação

O Rotary Club de Campo Mourão Verdes Campos concedeu este mês a Comenda Verdes Campos ao empresário Ricardo Gurginski, proprietário da Viação Mourãoense. O título é entregue uma vez ao ano pelo clube de serviços a uma pessoa que marcou história no município, com serviços relevantes prestados à comunidade.

“Ele recebe a homenagem por ser um pioneiro em nossa cidade, que presta serviços relevantes a Campo Mourão”, diz o presidente do Rotary Club Verdes Campos, João Milton Lima e Santos.

Segundo João Milton, o Rotary reconhece a importância de todas as ocupações em Campo Mourão. “Isso é comprovado pela vasta gama de profissões representadas na nossa organização. Um Rotary Club dinâmico e que tem em seu quadro associativo representantes de empresas, organizações e profissões locais, e celebra a sua diversidade de experiências e perspectivas”, afirmou.

O Rotary Campo Mourão Verdes Campos criou a Comenda Verdes Campos, conforme explica João Milton, para homenagear os pioneiros e profissionais, que ao longo dos anos serviram e servem a comunidade mourãoense com o seu conhecimento, profissionalismo, exemplo e espirito empreendedor.  “O nosso homenageado este ano é empresário da área de transporte e agropecuarista, o pioneiro Ricardo Gurginski, que investiu e acreditou em Campo Mourão.”

Nascido no dia 31 de agosto de 1932 na cidade de Canoinhas (SC). Ricardo auxiliou seu pai na lavoura até os 16 anos. Casou-se no dia 27 de fevereiro de 1954, com Rosa Gurginski, na cidade de Irinópolis/SC. O casal teve 4 filhos: Pedro, Flávio, Luiz Carlos (in memoriam) e Elizabeth. Na época ele trabalhava em uma fábrica de verniz e aprendeu a dirigir no carro do patrão.

Seu pai deixou Santa Catarina e radicou-se em Campo Mourão no ano de 1953. Aqui desenvolveu várias atividades e logo percebeu que a cidade não possuía uma empresa sólida de transporte. Por outro lado, muitas localidades ainda não eram atendidas pelas “ jardineiras”.

Ele então adquiriu a empresa de ônibus Catarinense e convidou o filho Ricardo Gurginski, para administrar o empreendimento. Poder contar com duas “jardineiras” – já que os moradores de muitas localidades eram obrigados a utilizar carroções, burros e cavalos para se deslocar – foi um privilégio. Em 1963 a empresa foi vendida, mais Ricardo permaneceu no ramo de transporte coletivo, adquirindo a empresa Transporte Coletivo Central, que estava desativada.

Em 1966 foi constituída a Viação Mourãoense, com uma frota de sete ônibus, alguns superiores às tradicionais jardineiras. A empresa foi crescendo e modernizando-se para poder atender às necessidades dos clientes e assim oferecer um serviço de qualidade. Atualmente a empresa conta com Garagem na cidade de Campo Mourão, Goioerê e Jacarezinho.

Além de oferecer os serviços de Transporte coletivo urbano a empresa presta serviços de transporte de trabalhadores rurais, estudantes e de turismo. “São 63 anos residindo em Campo Mourão, onde criou seus filhos, gerou empregos, contribuiu para o desenvolvimento e crescimento da cidade,

Fez amigos e principalmente fez história, história de um vencedor, que acreditou nele e na cidade que o acolheu para fazer a sua brilhante jornada. Atualmente, Ricardo Gurginski, com 86 anos, continua trabalhando e fazendo o que gosta, que é trabalhar na agricultura, cultivando a terra e criando gado.