Confira as ações do Maio Amarelo em Campo Mourão

O Detran de Campo Mourão, em em parceria com 11º BPM de Campo Mourão, 3º Grupamento do Bombeiros de Campo Mourão, Diretran ( Diretoria de Trânsito de Campo Mourão) e também alguns colaboradores, realizarão diversas ações na cidade referente ao Maio Amarelo.

O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Segue programação do mês: 

DIA 16 – TERÇA FEIRA ORIENTAÇÃO PARA PEDESTRES NA FEIRINHA DO URUPÊS, com entrega de panfletos, e orientação dos populares (pedestres), sobre sua co-responsabilidade no Trânsito como um todo. Participará deste evento apenas os funcionários do DETRAN/PR. Das 18h às 20h.

DIA 18 –  QUINTA FEIRA – BLITS PEDESTRE NO CENTRO DA CIDADE, com alunos de algumas escolas fazendo as blitz com a Polícia Militar, Detran, Diretran, Fundacam, Bombeiros, abordando os pedestres e fazendo a entrega de materiais educativos. Com a Fundacam, terá uma atividade lúdica, com um artista vestido de morte, para que o pedestre seja conscientizado sobre o perigos nos trânsito como um todo. Das 10h às 11h.

DIA 19- SEXTA FEIRA – SE LIGA NO TRÂNSITO: em alguns bares da cidade, também um evento que estará presente de forma lúdica a morte, interpretada por personagens atores da Fundacam.  Das 20h à meia-noite.

DIA 25- QUINTA FEIRA – GINCANA DO 11º BATALHÃO  NO CENTRO, NA PRAÇA CENTRAL, com participação de crianças de várias escolas da cidade que estarão competindo. Solenidade de abertura com as autoridades, após apresentação dos estandes, ( DETRAN/DIRETRAN, Policia Rodoviária Federal, Regional de Saúde, Corpo de Bombeiros). Das 8h às 11h.

DIA 28 – DOMINGO- PASSEIO CICLÍSTICO NA PRAÇA CENTRAL,  em frente ao hotel Santa Maria e Bahamas Choperia, com o itinerário saindo pela Avenida Irmãs Pereira até o Ginásio JK, descendo pela Rua Armelindo Trombini , viando pelo CAIC e chegando no DETRAN, onde será fornecido água, brindes através de sorteio de alguns patrocinadores. Dentre os brindes estão 11 bicicleta 18 marchas adulto da PC Bicicletas, garrafinhas d’água, bonés etc. Antes do sorteio haverá uma PARTICIPAÇÃO DO 3º GRUPAMENTO DOS BOMBEIROS, em simulação de acidentes, focando no pedestre e nos ciclistas. Das 9h às 11h.

Entenda sobre o movimento

POR QUÊ MAIO?

A escolha do mês de maio foi motivada pela ONU ( Organização das Nações Unidas), quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Com isso, as ações sempre serão em maio.

POR QUE AMARELO?

A cor foi escolhida por ser a cor da advertência no Trânsito. Placas amarelas alertam os motoristas sobre problemas à frente. A cor amarela do semáforo traduz-se em atenção. Portanto, o amarelo é hoje o sinal de alerta no trânsito de todo o mundo.

POR QUÊ O LAÇO?

O laço, simboliza, é um sinal conhecido do mundo inteiro como algo a se engajar. O laço já representa inúmeros movimentos. A cor é o que diferencia, mas sempre serve de alerta a sociedade obre um tema que precisa de toda atenção.