Vacina contra gripe imunizou 70 por cento do público-alvo

 

   Setenta por cento do público alvo da campanha de vacinação contra a Gripe (H1N1) foram imunizados no município de Campo Mourão. No sábado, dia D da vacinação, as Unidades Básicas de Saúde ficaram abertas até às 17 horas e também teve um ponto de vacinação na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

  A campanha começou no dia 17 de abril e vai até 26 de maio. “Muito importante essa campanha. Depois que comecei a tomar todo ano nunca mais tive gripe”, afirma o aposentado Waldemar Ribeiro de Oliveira, que foi vacinado no sábado na sede da Secretaria de Saúde.

  Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Edina Simão, em Campo Mourão a meta é imunizar 28.279 pessoas, que fazem parte do público-alvo. Além de idosos a partir de 60 anos, a vacina está à disposição de grávidas – em qualquer período gestacional, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças até quatro anos de idade, indígenas, profissionais de saúde, professores em atividade e portadores de algumas doenças crônicas – mediante prescrição médica.

  A vacina, que leva cerca de 15 dias para fazer efeito, protege contra os três vírus mais circulantes: influenza A (H3) – sazonal, influenza A (H1N1) e influenza tipo B. Ela só é contraindicada para pessoas com histórico de reação alérgica.