Saúde realiza exames preventivos do câncer do colo de útero neste sábado

Mulheres entre 25 e 69 anos que têm ou já tiveram atividade sexual são o alvo de mais uma campanha preventiva contra o Câncer do Colo do Útero. Neste sábado (20), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Campo Mourão estarão abertas, das 8 às 17 horas para realização do exame, também chamado de Papanicolau.

“É importante que as mulheres tenham consciência que a prevenção é sempre o melhor caminho. Em caso de diagnóstico positivo o tratamento no início impede o desenvolvimento do câncer propriamente dito em quase 100 por cento dos casos”, explica a chefe do Departamento de Serviços e Ações em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Camila Corchak. Ela lembra que é necessário levar documento de identidade, cartão SUS e comprovante de residência.

Para garantir um melhor resultado, a mulher não deve ter relações sexuais (mesmo com camisinha) 48 horas antes do exame e também evitar o uso de duchas, medicamentos vaginais e anticoncepcionais locais nesse período. Outra recomendação é que a mulher não esteja menstruada. Grávidas também podem submeter-se ao exame, sem prejuízo para sua saúde ou a do bebê.