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Secretaria de Saúde implanta Prontuário Eletrônico

Publicado em 30 de novembro, 2016 às 14:07

Profissionais de Saúde do município de Campo Mourão estão recebendo treinamento para utilização do Prontuário Eletrônico, que está em fase adiantada de implantação. O prazo estipulado pelo Ministério da Saúde para que o sistema esteja em pleno funcionamento é 10 de dezembro. Caso a medida não seja adotada, o Ministério pode bloquear as verbas ao município.

“Iniciamos a implantação do prontuário eletrônico há mais de um ano pelo Programa Saúde da Família, na Unidade de Saúde do Cohapar. O sistema vem sendo implantado gradativamente e agora, com o prazo dado pelo Ministério, estamos treinando os profissionais e concluindo a implantação do sistema onde ainda não está funcionando”, explicou a coordenadora do Programa Saúde da Família, Vanessa Pelizzari.

O Prontuário Eletrônico do Cidadão é uma plataforma digital ofertada gratuitamente pelo Ministério da Saúde, que reúne o histórico, os dados e os resultados de exames dos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), atendidos na Atenção Básica. Os municípios também podem utilizar versões próprias ou privadas.

O sistema permite a verificação, em tempo real, da disponibilidade de medicamentos ou mesmo o registro das visitas de agentes de saúde, melhorando o atendimento ao cidadão. A transmissão 100 por cento digital dos dados da rede municipal à base nacional possibilita, ainda, que o Ministério da Saúde confira online como está sendo investido o dinheiro do SUS na saúde do brasileiro.

“O objetivo é acabar com o prontuário em papel. Com esse sistema teremos acesso o todo atendimento da Saúde que for feito de forma mais ágil e eficiente. Para isso é muito importante também que o usuário mantenha atualizado o cadastro e portar o cartão do SUS”, explica Vanessa.

O Prontuário Eletrônico vai permitir integrar o controle das ações, promover a correta aplicação dos recursos públicos, obter dados para o planejamento do setor e, principalmente, propiciar a ampliação do acesso e da qualidade da assistência prestada à população, tornando o atendimento mais eficiente.

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