Dia D da Vacinação contra gripe será no sábado, dia 13

Cerca de 60 por cento do público alvo em Campo Mourão já foi imunizado

As Unidades Básicas de Saúde de Campo Mourão, com exceção do Posto 24 Horas, estarão abertas no próximo sábado das 8 às 17 horas para o Dia D de Vacinação contra a Gripe (H1N1). Também haverá um posto de vacinação na sede da Secretaria Municipal de Saúde.

O público-alvo inclui grávidas – em qualquer período gestacional, idosos (a partir de 60 anos), puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a quatro anos de idade, indígenas, profissionais de saúde, professores da rede pública e privada em atividade e portadores de algumas doenças crônicas – mediante prescrição médica.

Segundo a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Edina Simão, em Campo Mourão a meta é imunizar 28.279 pessoas, que fazem parte do público-alvo. A maior população é de idosos (9.907), seguido de pessoas com doenças crônicas (7.443) e crianças (5.419). Desde o início da campanha, em 17 de abril, já foram vacinados cerca de 60 por cento (15.188 doses) da população-alvo.

A vacina protege contra os três vírus influenza mais circulantes: influenza A (H3) – sazonal, influenza A (H1N1) e influenza tipo B. A vacina é segura e só é contraindicada para pessoas com histórico de reação alérgica.

“A campanha vai até o dia 26 de maio, mas recomendamos que a população não deixe para o último prazo”, salienta a enfermeira, ao acrescentar que a vacina leva cerca de 15 dias para começar a proteger.