Saúde

  Colégio Adventista

Campanha Novembro Azul teve saldo positivo em Campo Mourão

Publicado em 6 de dezembro, 2016 às 14:14

Os homens aderiram à campanha de saúde preventiva denominada Novembro Azul em Campo Mourão. Embora ainda não tenha fechado os números oficiais, a Secretaria Municipal de Saúde já considera positivo o saldo da campanha, realizada por diversas entidades para conscientizar a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

“Os homens perceberam que a prevenção é fundamental e atenderam ao nosso pedido, mesmo agora em dezembro alguns ainda estão procurando orientações sobre o exame do PSA, portanto consideramos a nossa Campanha bem positiva e estamos satisfeitos com esta adesão”,  ressalta a  enfermeira Vanessa Valério Pelizzari, coordenadora da Estratégia de Saúde da Família no município.

Ela afirma que este ano o foco foi atender os homens diretamente nas Unidades Básicas de Saúde. “Todos foram orientados quanto ao risco de se ter alterada a pressão ou a glicemia. Este ano os pedidos de exames do PSA foram somente através de consulta médica, pois assim os médicos já avaliavam a necessidade de fazer o toque retal, os fatores de risco e encaminhar ao urologista se necessário”, explicou a enfermeira.

Semelhante as outras campanhas, também foi prestado atendimento a comunidade fora das UBS,  em uma manhã no dia 12 de novembro com uma barraca no calçadão, em parceria com uma faculdade e uma ótica. Neste evento a Secretaria de Saúde realizou orientações de saúde bucal, riscos de se ter um Acidente Vascular Cerebral, teste rápido de Hepatite B e C e sífilis, além de verificação da pressão e a glicemia.

“A parceria com a faculdade atraiu várias pessoas”, ressalta Vanessa. O curso de Estética fez limpeza de pele, o curso de Biomedicina verificou a glicemia e alertou aos presentes sobre a relação da diabetes com a saúde visual. O curso de Farmácia verificou pressão e teste de força pulmonar e entregou amostras de álcool em gel. O curso de Nutrição também participou entregando receitas, biscoito funcional e panfletos sobre boa alimentação, enquanto os acadêmicos de Educação Física realizaram o índice de massa corporal e massagem relaxante com bolinhas.

“Durante o mês também realizamos palestras com orientações sobre câncer de próstata e intestino, a importância da atividade física e os direitos dos pacientes com câncer as empresas que solicitaram nossa parceria”, complementa Vanessa.

Planeja 17
Cipronenge Quadrado
CNA
Pet Center
Unicampo
Centro Diesel
Hamburgueria Thiago Lateral Notícia

Comentários

Voltar ao topo