5 erros no banho que acabam com a beleza da pele

5 erros no banho que acabam com a beleza da pele. (Foto: Divulgação)

5 erros no banho que acabam com a beleza da pele. (Foto: Divulgação)

O banho é um momento de relaxamento e higiene. As pessoas usam água e sabonete para remover as impurezas da pele e deixá-la hidratada. No entanto, algumas atitudes simples e corriqueiras podem danificar a pele.

Na maioria das vezes, os erros cometidos no banho passam despercebidos porque já fazem parte da rotina e poucas pessoas sabem sobre eles. Os danos refletem não só na aparência da pele, mas também no aspecto do cabelo.

1. Tomar banhos longos

Depois de um dia estressante, nada melhor do que passar horas e horas embaixo do chuveiro relaxando. No entanto, este tipo de hábito pode prejudicar a beleza da pele. O banho demorado é responsável por desequilibrar o pH, que por sua vez, é um índice que mede o equilíbrio natural da acidez da pele e evita o ressecamento.

2. Apostar em banhos quentes

No inverno, as pessoas não tomam apenas banhos longos, elas também colocam a temperatura no máximo para suportar o frio. Se você quer hidratar a pele no banho, não faça isso. A água quente altera a circulação do sangue e favorece o aparecimento de vasinhos. Ela também é responsável por aumentar a oleosidade.

Após um banho muito quente, a pele sofre com uma desidratação intensa. Isso porque a água com temperatura elevada retira o manto hidro lipídico, uma camada de gordura e água que garante a proteção cutânea. Uma pele seca é opaca, frágil e mais fácil de desenvolver rugas.

3. Usar sabonete em barra

Se você não sabe como cuidar da pele durante o banho, então comece deixando o sabonete em barra de lado. Esse produto possui pH elevado, o que resulta no desequilíbrio na oleosidade natural da pele. Os especialistas recomendam o uso de sabonete neutro, pois ele tem um pH mais leve.

4. Tomar banho com muito sabão

Um dos principais cuidados com a pele no banho consiste em reduzir a quantidade de sabão. O acúmulo de espuma no corpo impede a oxigenação da pele.

5. Esfregar a pele com bucha

Algumas pessoas só se sentem realmente limpas depois que esfregam a pele com bucha. Elas estão erradas. O uso de buchas no momento da higiene não elimina apenas a sujeira, mas também a proteção natural da pele. A versão vegetal, inclusive, é um paraíso para bactérias.

Agora que você já conhece as 5 erros no banho que acabam com a beleza da pele, tome mais cuidado na hora da ducha.