Sidnei solicita orientação e combate ao jogo “Baleia Azul” nas escolas de Campo Mourão

baleia_SAPO2

O Vereador e Advogado Sidnei Jardim protocolou Indicação na Câmara Municipal solicitando à Prefeitura a designação de uma equipe de emergência, composta por profissionais da Secretaria de Educação para que seja realizado um trabalho de prevenção e conscientização com crianças e adolescentes nas escolas da Rede Municipal de Ensino, alertando sobre os riscos envolvidos com o jogo denominado “Baleia Azul”.

Em sua justificativa, o Vereador ressalta as inúmeras notícias pelo país de crianças e adolescentes em risco por conta do jogo virtual “Baleia Azul”, inclusive com o registro de vítimas em Curitiba, Cascavel e até mesmo em Campo Mourão.

“O objetivo é criar uma equipe de emergência com profissionais da Secretaria de Educação para que sejam dados esclarecimentos a todas as crianças e adolescentes matriculadas na rede municipal de ensino sobre os riscos envolvidos com o jogo denominado “Baleia Azul”, ressaltou Jardim.

O jogo Baleia Azul tem gerado preocupação entre jovens, famílias e escolas pelo alto teor prejudicial à vida das “missões” que são passadas aos participantes por meio de mensagens em grupos virtuais no Facebook ou no WhatsApp. Fazer desenhos com lâmina no corpo, assistir a filmes de terror de madrugada, subir no alto de um telhado ou edifício e, por fim, tirar a própria vida são algumas das 50 tarefas que integram a corrente.

“As recomendações para as famílias são: monitorar o uso da internet, frequentar as redes sociais dos filhos, observar comportamentos estranhos e, sobretudo, conversar e conscientizar as crianças e adolescentes a respeito das consequências de práticas que nada têm de brincadeira. Também as escolas devem fazer o seu papel, colocando o assunto em pauta e incorporando no currículo, cada vez mais, a educação para a valorização da vida, o respeito pela vida dos outros e o uso consciente das mídias e tecnologias”, finalizou o Vereador.