Educação Fiscal será tema de palestra e peça teatral

Duas atividades direcionadas a Educação Fiscal serão realizadas na próxima segunda-feira (22/5), com entrada franca, no Teatro Municipal de Campo Mourão. A organização esta a cargo do Observatório Social local e a ação é resultado de parceria com o Conselho do Jovem Empresário (Conjove-Acicam), Instituto de Responsabilidade Social Cruzeiro do Sul e Secretaria de Educação da Prefeitura de Campo Mourão.

A programação – que será desenvolvida a partir das 14h30min e repetida às 19h30min – inclui palestra sobre Educação Fiscal proferida pelo professor Marcilio Hubner de Miranda Neto (da Universidade Estadual de Maringá – UEM) e a apresentação da peça teatral O Auto da Barca dos Fisco, pela Trupe Arte, Ética e Cidadania. O espetáculo ensina, de maneira bem-humorada, os princípios da Educação Fiscal e busca despertar nos cidadãos o interesse pelo acompanhamento do orçamento público e sua correta aplicação.

A peça é inspirada no “Auto da Barca do Inferno” (de Gil Vicente), espetáculo medieval que criticava a conduta da sociedade europeia, que associou à sua prosperidade, a injustiça social e à busca de enriquecimento fácil, demonstrando muita semelhança entre o mundo medieval e o mundo atual. Foram ainda adicionados elementos do teatro moderno, tendo como fonte de inspiração “O Auto da Compadecida” (de Ariano Suassuna), que pela intervenção da Compadecida, ressalta o lado bom das pessoas, trazendo para o enredo do teatro “O Auto da Barca do Fisco” uma mensagem de esperança.

O Auto da Barca do Fisco foi escrito por Marcílio Hubner de Miranda Neto, que é professor do Departamento de Ciências Morfofisiológicas da UEM. O espetáculo é dirigido e apresentado por funcionários da Receita Estadual, Receita Federal e UEM. O objetivo é estimular a reflexão sobre a cidadania no tocante a arrecadação de tributos e a sua adequada aplicação para garantir serviços e bens públicos de qualidade.

Convites

A programação de segunda-feira (22/5) também faz parte das ações do 2º Feirão do Imposto, que o Conjove-Acicam realiza no próximo dia 27, das 9 às 13 horas, no calçadão da avenida Capitão Índio Bandeira. A campanha deste ano aborda o tema: “Chega de Mão Grande”, incentivando a ação contra a corrupção e a favor do retorno dos impostos.

Os convites para as apresentações da próxima segunda-feira, no Teatro Municipal, podem ser retirados no Observatório Social de Campo Mourão, que funciona no segundo pavimento do Centro Empresarial Cidade (na esquina da avenida Irmãos Pereira com a rua Araruna), em horário comercial.