Entretenimento

  Colégio Adventista

Carneiro no Buraco é servido para mais de 12 mil pessoas em Campo Mourão

Publicado em 11 de julho, 2016 às 08:01 - Atualizado em 11 de julho, 2016 às 09:02

Mais de 12 mil pessoas degustaram o prato típico de Campo Mourão durante a 26ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco, realizada neste domingo, 10, juntamente com a Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial no Parque de Exposições Getúlio Ferrari. A programação contou com desfile da Banda Municipal, artistas da Trupe de Circo, mascote do Carneiro no Buraco; Rainha da festa, Tátila Faria Ferreira, e as princesas Jéssica Leslie da Silva (1ª Princesa) e Aline Teodoro da Silva (2ª Princesa), bem como autoridades. O presidente da comissão organizadora, Márcio Berbet acompanhado de autoridades e representantes de entidades fez a retirada do primeiro tacho às 11 horas, quando o prato típico começou a ser servido nas barracas.

A 26ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco e Exposição Feira Agropecuária Comercial e Industrial foram promovidas pela Prefeitura de Campo Mourão e Sindicato Rural, com apoio das entidades, Provopar, Apae, Rotary Campo Mourão, Rotary Verdes Campos (Hospital Santa Casa), Aeroclube, Sonibran, CTG Índio Bandeira, Clube da Justiça, CMEIS, Caixa Econômica Federal e Assercam (Associação dos Servidores Públicos Municipais de Campo Mourão). A realização conta com apoio do Sindicato Rural, Coamo Agroindustrial Cooperativa, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal,  Sistema Fecomércio-PR, Super Muffato, Alimentos Pinduca, RPC TV e Copel.

Segundo Berbet, toda a programação da 26ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco, e Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Campo Mourão foi realizada com sucesso, superando expectativas e atraindo grandes públicos. Ele destaca que toda a organização foi realizada com muita responsabilidade e que a prestação de contas será feira com muita transparência já nos próximos dias. “O tempo ajudou e a população participou. A Festa do Carneiro no Buraco e a Exposição obtiveram grandes sucessos. Só temos a agradecer a comunidade, as entidades participantes e aos apioadores”, frisou o presidente Berbet, ainda destacando que a Festa Nacional do Carneiro no Buraco é uma das mais importantes festas gastronômicas do Brasil.

No período da tarde ainda houve final do Rodeio Profissional, Leilão de animais, funcionamento das barracas, parque de diversões e show gospel com a Banda Gêneses e convidados. Dentre as autoridades que prestigiaram a programação neste domingo, 10, participando do ritual de retirada do primeiro tacho, estavam o ministro da Saúde, Ricardo Barros e a vice-governadora Cida Borguetti, bem como os deputados federais, Zeca Dirceu e Rubens Bueno e estadual Márcio Nunes.

Preparo – O preparo dos legumes e frutas, o tempero da carne, o cozimento em buracos e a dedicação da equipe da Associação Panela, responsável por todo o preparo em uma cozinha única, fazem do “Carneiro no Buraco”, uma iguaria de qualidade e atrativa destacando Campo Mourão no roteiro gastronômico em nível nacional.

São aproximadamente seis mil quilos de legumes (doados pelo Super Muffato) e cinco toneladas de carne de carneiro, adquiridas pelo município obedecendo a critérios de qualidade.  Os legumes são devidamente selecionados, sendo tomate, cenoura, abobrinha, chuchu, mandioca, batata doce, vagem, pimentão, cebola e maçã, que são descascados e cortados e pesados separados por tachos, já dois dias antes do almoço. Tudo é feito por uma equipe coordenada pela Associação Panela na Cozinha Única Tony Nishimura, que leva o nome do incentivador do prato típico. Ao todo mais de 180 pessoas são envolvidas diretamente no preparo da iguaria para a festa.

Os buracos com 1,5 metros cúbicos já preparados com lenha (Fornecida pela Coamo) são acesos a meia noite, já no dia do almoço e às seis (manhã) recebem os tachos, quando os buracos são tampados e cobertos por terra. Depois de seis horas, ou seja, ao meio-dia os tachos são retirados, quando é extraído o caldo para o pirão e servido acompanhado de arroz e salada de almeirão.

Centro Diesel
Planeja 17
Hamburgueria Thiago Lateral Notícia
Unicampo
Cipronenge Quadrado
CNA
Pet Center
Carraro Advogados

Comentários

Up Vet
Voltar ao topo