Município receberá visita do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar do Paraná

Entre os dias 22 a 25 de maio, o município de Campo Mourão receberá a visita de representantes do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar do Paraná (CECANE-PR). O órgão é constituído a partir da parceria entre a UFPR e Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE) e tem como finalidade  apoiar a melhoria da qualidade de gestão e do controle social do Programa Nacional de Alimentação do Escolar (PNAE) junto aos municípios paranaenses.

Este o CECANE vai prestar assessoria técnica aos municípios do Paraná na gestão do Programa Nacional de Alimentação Escolar. “O CECANE quer conhecer a realidade do nosso município e todos os atores envolvidos na alimentação escolar”, destaca a chefe da Divisão de Alimentação Escolar, Raquel Cristina Behrend Claro.

Na próxima segunda-feira, dia 22, os representantes do CECANE terão uma reunião com a presença da secretária da Educação, Tânia Caetano, presidente do Conselho de Alimento, nutricionista, representante dos fornecedores da agricultura familiar, setor de compras e demais envolvidos com a alimentação escolar.  Na ocasião será apresentada à equipe do CECANE a metodologia de trabalho no município. No período da tarde haverá reunião com conselheiros de alimentação escolar (CAE), com o objetivo de conhecer as atividades desempenhadas,além de  realizar formação e esclarecimento de dúvidas.

Na terça, dia 23, a nutricionista Simone Hoffmann vai apresentar o trabalho levando a equipe aos setores envolvidos com a compra de gêneros alimentícios. À tarde haverá uma reunião com os envolvidos com a aquisição da agricultura familiar para conhecer o processo de compra e venda de gêneros alimentícios da agricultura familiar para a alimentação escolar e debater sobre as dificuldades encontradas na execução do processo, entraves e superações.

No dia 24 o CECANE visitará Unidades de Ensino para conhecer a estrutura das escolas e aplicar questionários. Também está prevista reunião com os representantes dos setores envolvidos. O fechamento das atividades será no dia 25 com a “Oficina Regional de  Alimentação Escolar”, da qual  participarão os envolvidos na Alimentação Escolar do município e região. “O intuito é a colaboração e troca de experiências para fortalecimento regional do PNAE, proporcionando firmar parcerias com municípios da região”, destaca Raquel, ao acrescentar que todas as reuniões serão no IMAPE (Jardim Araucária).