Ex-presidente da Febraban discute financiamentos agrícolas na Faculdade Integrado

Curso de Extensão - Financiamentos Agrícolas

 No último fim de semana, Ademiro Vian, diretor-presidente do Instituto Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável do Agronegócio (IBDAgro) e ex-presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), foi o responsável por ministrar uma das disciplinas do curso de MBA – Gestão Estratégica do Agronegócio da Faculdade Integrado. Além dos pós-graduandos, profissionais de empresas do ramo agrícola também participaram.

Ademiro explorou profundamente os financiamentos agrícolas, ao abordar as principais linhas de crédito e fazer um comparativo entre a política agrícola do Brasil e as estrangeiras. Em relação à produção, ele também falou sobre o foco do governo brasileiro e dos países concorrentes. “Esse tipo de conhecimento é muito importante, porque hoje as empresas buscam um profissional que compreenda como se compõe um cenário regional, nacional e internacional: Mercosul, bloco europeu e China. É necessário saber quais são as suas influências nas decisões das nossas empresas”, afirmou.

Rodrigo de Santana Iatecola, pós-graduando do curso, trabalha em cooperativas e aprovou o conteúdo da disciplina da especialização. “Eu já mexo com isso no meu dia a dia, faço projetos de financiamentos. Então, essa aula vem para agregar conhecimento”, comentou Rodrigo.

Celso Luís Lunkes, chefe de Departamento de Empréstimos e Financiamentos de uma cooperativa, foi um dos participantes da aula. Ele avaliou positivamente o conteúdo oferecido pela Instituição, bem como o gabarito do palestrante. “Estamos aqui para atualizar o nosso conhecimento”, declarou. Celso também destacou a importância do MBA para o mercado agrícola. “Hoje é o agronegócio que sustenta o superávit primário do governo. Dessa forma, o mercado de trabalho do setor está em expansão, e é muito difícil encontrar profissionais com conhecimento. Um MBA focado nesse conteúdo é um diferencial muito grande”, finalizou.