Domínio da escrita é um dos principais compromissos do Colégio Integrado

Alunos do Ensino Fundamental I e II desenvolvem a escrita em todas as disciplinas - Foto: Gabriela Jacuboski

Alunos do Ensino Fundamental I e II desenvolvem a escrita em todas as disciplinas – Foto: Gabriela Jacuboski

No Colégio Integrado, os estudantes são estimulados a escrever regularmente. Com a proposta pedagógica Leitura e escrita: compromisso de todas as áreas, os alunos do Ensino Fundamental I e II produzem textos em todas as disciplinas, incluindo matemática. Isso porque tanto a escrita quanto a leitura perpassam toda a produção de conhecimento, estando presentes em todas as disciplinas. Aliás, o hábito da escrita não pode ser dissociado da leitura. Quem escreve mais, consequentemente lê mais e vice-versa.

Para alguns a ideia pode parecer estranha, mas a experiência tem trazido bons resultados. Quando os estudantes aprendem a escrever com clareza, eles assumem seu lugar no mundo, exercendo, assim, a sua cidadania. A escrita também promove a inclusão social e digital e capacita as pessoas a atuarem em todos os âmbitos sociais.

O projeto existe há sete anos e, para que desse certo, os professores passaram por treinamentos. Eles discutiram sobre os inúmeros gêneros textuais existentes, como a carta, a resenha crítica e a poesia.