Alunos do Colégio Integrado participam de palestras vocacionais

Foto: Gabriela Jacuboski

Roberta juntamente com Solange Pequito, coordenadora do Ensino Fundamental II e Médio, e alunas

Coordenadores dos cursos de Administração e Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Integrado estiveram presentes.

Escolher uma profissão pode ser uma tarefa difícil para muitos adultos. Imagine então ter que tomar essa decisão durante a adolescência. Pensando nisso, o Colégio Integrado promove, durante o ano, várias palestras vocacionais. O objetivo é proporcionar aos estudantes do terceirão informações mais detalhadas sobre as diversas carreiras existentes. Desta forma, os jovens se sentirão mais seguros na hora de se decidir.

A palestra de estreia contou com a presença da arquiteta e urbanista, Roberta Mertz Rodrigues. Na ocasião, ela traçou um panorama geral da profissão, ao explicar e mostrar, por meio de imagens, as principais atividades desempenhadas por um arquiteto e urbanista. Também abordou assuntos como o mercado de trabalho e a média salarial de profissionais contratados por empresas privadas e dos autônomos.

No evento, Roberta ainda falou sobre a graduação na Faculdade Integrado, na qual ela é coordenadora. “É um curso prático. Os acadêmicos fazem projetos logo que chegam até o fim da graduação. Essa é a preparação para o mercado de trabalho”, destacou.

Maria Eduarda Queiroz Costa, de 16 anos, ainda não está totalmente certa sobre qual carreira seguir, mas, ao que parece, a professora Roberta irá ganhar uma colega de profissão. “Eu sempre gostei de desenhar e o que mais me chamou atenção na palestra foi a parte sobre os arquitetos famosos e suas obras”, acrescentou a aluna.

Palestra vocacional de Administração

            Em um segundo momento, o coordenador do curso de Administração da Faculdade Integrado, Marcelo Cordeiro, conversou com os alunos do Colégio sobre como esse profissional é necessário em todas as áreas. “A administração também é importante na vida pessoal. Nós precisamos gerenciar o tempo, as finanças e o plano de carreira”, completou.

Marcelo reforçou a parte prática do curso na Faculdade Integrado, por meio dos estágios curriculares e do projeto integrador, que promove uma articulação entre as disciplinas de cada semestre. Além disso, os acadêmicos têm a oportunidade de participar do Negócio a Negócio, programa gratuito de atendimento e orientação empresarial do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e da Promax, empresa júnior que engloba os cursos de Engenharia de Produção, Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS) e Administração da Instituição.