Intenção de Consumo ficou abaixo do esperado em 2016

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A pesquisa de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), e divulgada regionalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), está chegando ao fim de 2016 com pontuação abaixo do esperado. Para que seja considerada positiva, o ideal é que o indicador esteja entre 100 e 200 pontos. A média do Paraná em 2016 ficou em 80,7 pontos, enquanto a média do Brasil foi de 73,6 pontos.

Os principais indicadores que influenciaram a diferença entre as médias dos índices estadual e nacional foram a satisfação com a renda atual, que ficou com média de 155 pontos no Estado; a satisfação com o emprego atual, média de 111,2 pontos; e a inclinação do consumidor para a compra de bens duráveis, com 92,3 pontos no Paraná. O índice abaixo do ideal foi movido pelos indicadores perspectiva de consumo e consumo atual, com pontos médios de 32,8 e 56,8 respectivamente.

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