Unespar começa semana de apresentações do Belas no Guaíra hoje

orquestra
Grupos musicais do campus de Curitiba I da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) iniciam nesta segunda-feira (28), a programação de final de ano dos concertos Belas no Guaíra. Até quinta-feira, 1º de dezembro, acontecerão performances de alunos, professores e convidados com repertório variado de estilos e técnicas no Guairinha, auditório anexo ao Teatro Guaíra, ao custo de R$ 1 a entrada.
A Orquestra de Cordas fará a abertura hoje, às 20 horas, com direção artística e regência do Maestro Aldo Villani. O grupo é formado por violinos, violas, violoncelos e contrabaixos que tem como objetivo o aprendizado e desenvolvimento do repertório camerístico para instrumentos da família das cordas friccionadas. Além de realizar concertos, a Orquestra de Cordas atua como orquestra-laboratório junto ao curso de Composição e Regência da universidade, executando obras de novos compositores e disponibilizando parte de seus ensaios a jovens regentes.
Amanhã (29), às 20 horas, o público poderá conferir o trabalho da Big Belas Band com repertório que varia de standards do jazz a temas de desenhos animados e direção artística do professor Marco Aurélio Koentopp. A formação tem instrumentos de sopro típica das big bands norte-americanas e as apresentações podem ter cantores como solistas ou os próprios músicos do grupo.
As crianças que participam do Programa Institucional de Extensão em Música (PIEM), do campus de Curitiba I, realizam o concerto de encerramento na quarta-feira (30), às 20 horas. O programa proporciona acesso ao ensino musical à pessoas da comunidade, de diversas faixas etárias, que desejam iniciar ou aprofundar estudos em música.
O espetáculo da Banda Sinfônica do campus começa às 20 horas, na quinta-feira, 1º de dezembro, sob a regência e direção artística do maestro Edivaldo Chiquini. A banda visa o aperfeiçoamento de conhecimentos técnicos e musicais, disponibilizando aos alunos a prática de conjunto através de execução de repertório variado. Atualmente é composta por mais de 80 integrantes e vem recebendo inúmeros elogios da crítica pelas performances que executam.
Encerramento
A programação do Belas no Guaíra será encerrada na próxima semana. No domingo, 11 de dezembro, a Orquestra Sinfônica e o Núcleo de Óperas do campus de Curitiba I (Embap) farão uma apresentação conjunta da peça “A Flauta Mágica” de Mozart. O espetáculo será gratuito e está marcado para 10h30, no Teatro Guaíra. A orquestra terá a regência e direção artística do maestro Paulo Barreto e o Núcleo de Ópera do professor Thiago Monteiro.
SERVIÇO
BELAS NO GUAÍRA
De 28 de novembro a 04 de dezembro
Orquestra de Cordas da Unespar
Quando: 28 novembro
Horário: 20 horas
Local: Guairinha
Big Belas Band com participações de corais
Quando: 29 novembro
Horário: 20 horas
Local: Guairinha
Concerto de Encerramento do PIEM da Unespar
Quando: 30 novembro
Horário: 20 horas
Local: Guairinha
Banda Sinfônica da Unespar
Quando: 1º dezembro
Horário: 20 horas
Local: Guairinha
Orquestra Sinfônica e Núcleo de Ópera da Unespar
“A Flauta Mágica” de W.A.Mozart
Quando: 11 dezembro
Horário: 10h30
Local: Guaírão