“O Quebra Nozes” estreia nesta quarta-feira no Teatro Municipal

quebra-nozes

A Academia Municipal de Ballet estreia nesta quarta-feira (7) no Teatro Municipal espetáculo “O Quebra Nozes”. Será a primeira de quatro apresentações que marcam o encerramento das atividades do ano letivo para os mais de 180 alunos do setor mantido pela Fundação Cultural na Casa da Cultura. As demais apresentações serão dias 08,09 e 10 de dezembro às 20 horas. Os ingressos custam R$ 10,00 e poderão ser retirados na Casa da Cultura e com alunos da Academia.

O espetáculo com atos e cerca de uma hora e duração é  baseado na coreografia original de Marius Petipa e a remontagem será segundo a obra do New York City Ballet com coreografia de George Balanchine e música de Piotr Ilitch Tchaikovsky. A coordenação será de Samantha Andrade.

No elenco principal estão: Andrieli Tereza Pinheiro de Oliveira (Clara), Emanuelle Pires da Silva (irmã de Clara), Maria Fernanda Vedovatti (colombina), Mariana Ramos Behrendsen (Soldadinho de Chumbo), Maurício Pozza Rodrigues (Herr Drosselmeyer), Fábio Henrique Portes (Quebra Nozes), Vinicius Romano (Rei dos Ratos), Mayara Oliveira (Mamãe Ginger), Ariadne Luciano dos Santos (Fada Açucarada), Evandro Castro (Princípe), Ellen Pires Da Silva, Gabriela Trianoski, Isabelle Dorociaki, Luiza Andrade Silva, Maria Isabel Ribeiro Spilka Veiga (amigas), atores do Curso de Teatro da Coordenação de Ação Teatral –CAT,  como convidados.

 

O QUEBRA NOZES

Em uma festa de natal Clara e sua Irmã, esperam ansiosas por seus convidados. A neve traz uma atmosfera festiva enquanto os convidados chegam. Atrasado, como sempre, chega Herr Drosselmeyer, padrinho de Clara, que chega com grande festa. Ele anima a todas as crianças com suas mágicas. Depois que todos dançam ele oferece um presente bem diferente para Clara, um quebra-nozes. Encantada, Clara logo se fascina pelo brinquedo. Seu irmã rouba seu presente e o quebra, deixando Clara desapontada.

Drosselmeyer conserta o pobre quebra-nozes, mas Clara ainda está desapontada. Mas o padrinho promete que tudo ficará bem. A noite chega e os convidados começam a deixar a casa. Clara acaba dormindo na sala onde aconteceu a festa, mas ela acorda de repente no meio da noite e vê que seu querido Quebra-Nozes toma vida. Surgem ratos malvados de todos os lados! Eles estão sendo comandados pelo Rei dos Ratos, que corajosamente é derrotado pelo Quebra-Nozes. De lá eles são transportados para uma terra de magia.

O Quebra-Nozes se transforma num encantador Príncipe. Eles atravessam uma terra encantada onde encontram os dançantes flocos de neve. Avisada pelos anjinhos, a Fada Açucarada fica sabendo que o príncipe e sua acompanhante chegam, e assim convoca todo o povo de seu Reino dos Doces. Ao chegar os dois são deliciados com as mais gostosas guloseimas, com todos os personagens do reino dos doces dançando para eles. Ao final, Clara acorda e percebe que tudo foi um sonho. E que sonho maravilhoso!