Seama promove Encontro da Agricultura Familiar

Acontece nos dias 16,17 e 18 no Parque de Exposições “Getúlio Ferrari” o 1° Encontro da Agricultura Familiar de Campo Mourão. O evento é uma parceria da Prefeitura Municipal de Campo Mourão através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Campo Mourão(SEAMA), do jornal Foco Rural e EMATER. A abertura oficial foi realizada na tarde desta terça-feira (16) e contou com a presença da prefeita Regina Dubay

O primeiro dia do encontro contou com  troca de informações sobre Cooperativismo na agricultura familiar com dirigentes da Coaprocor de Corumbatai do Sul. Em seguida o tema “Mercados institucionais” foi apresentado por Ovídio Barbosa da Emater.Finalizando o evento com o Plano Safra que foi o tema do diretor do Sicredi ,Cirineo Varolo.

Durante os três dias serão ministradas palestras, apresentação e demonstração de equipamentos agrícolas. A participação é gratuita para todos os interessados. Entre os objetivos está o de desenvolver a olericultura e fruticultura no cinturão verde da região centro ocidental do Paraná. O encontro reunirá produtores interessados em desenvolver e fomentar a agricultura familiar do município, trazendo novas tecnologias em horticultura e fruticultura para otimizar a produção nestes setores.

Na oportunidade a prefeita Regina Dubay ressaltou a importancia do evento “ É uma oportunidade dos nossos agricultores se aprofudarem em temas relevantes a nossa agricultura e que contribuirá para o desenvolvimento dos seus trabalhos proporcionando um melhor atendimento aos mourãoenses”.

Também participaram do evento o secretário de agricultura e meio ambiente Renato Ikeda, diretor da secretaria do meio ambiente Ademir Franco de Lima, Gerente do Banco Sicredi Cirineu Pedro Varolo, representando Gerente Geral da Emater Keinje Oscar Assami, presidente da associação Coaprocor Gerson Rodrigues da Cruz.

Os trabalhos seguem nesta quarta-feira a partir das 13H30 com o tema “Monitorando e Reduzindo Custos em Pequenas Propriedades no Controle de Pragas e Doenças em Grãos”, com Paulo Cesar da Emater. Na sequência tem demonstração de Máquinas Agrícolas para horticultura e fruticultura no cinturão verde, com as empresas Agrale (Agiva), Mec Rul (Moulching) e Petroisa.

No dia 18 de setembro, encerrando o Encontro será abordado o tema “Uso de Defensivos e Adubação: Solo e foliar em horticultura, com Maria Helena Cruz, e às 15:30 no Ralph Wagner Marek fala sobre “Segurança no trabalho rural”.