Agronegócio

  Colégio Adventista

Criadores de ovinos apostam em bons negócios em Campo Mourão

Publicado em 8 de julho, 2016 às 08:18

A participação de criadores de ovinos na Exposição Feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Campo Mourão, durante a 26ª Festa Nacional do Carneiro no Buraco tem aumentado com o passar dos anos. Marcelo Condeli, 45 anos, de São José do Rio Preto (SP), investe na ovinocultura há cerca de 12 anos e participa pela primeira vez da exposição em Campo Mourão, promovida pelo Sindicato Rural. “Já havia lido uma reportagem sobre a Festa do Carneiro no Buraco e agora surgiu o convite do Sindicato Rural e a oportunidade de participar. Estou bastante motivado com o grande movimento no Parque de Exposições e a expectativa é boa”, comenta ele.

Condeli trouxe 19 animais das raças Dorper e White Dorper para participar do julgamento, que começa nesta sexta-feira. No ano passado ele participou da exposição em Londrina e neste ano voltou a expor seus animais na festa daquela cidade, e também na exposição em Maringá. “Estou vindo ao Paraná porque é um estado bem desenvolvido na ovinocultura, com uma aceitação bem maior do que no estado de São Paulo. Está na cultura do povo paranaense”, afirma.

A participação no julgamento, segundo Condeli tem por objetivo a troca de experiência com outros criadores paranaenses para saber se está no caminho certo. “Neste primeiro ano o objetivo maior é mesmo conhecer e saber como está a ovinocultura no Paraná. O julgamento serve justamente para a gente se balizar e saber se está fazendo a coisa certa.” Além disso ele está curioso para provar o prato típico de Campo Mourão, Carneiro no Buraco. “É uma festa nacional e que realmente desperta a curiosidade. Quero ver se é bom mesmo esse prato”, completa.

Já o criador de ovinos, Manuel Timóteo Gilaverte Montull, 63 anos, de Colombo é bastante conhecido na exposição agropecuária de Campo Mourão. Participa há nove anos e sempre volta para casa satisfeito com os bons negócios que consegue no Parque de Exposições. “Campo Mourão é uma cidade receptiva e a Festa Nacional do Carneiro no Buraco acaba incentivando as pessoas a criarem esses animais. Desta vez trouxe 30 animais das raças Dorper e White Dorper, que são próprios para a carne”, disse ele.

Timóteo já está com todos os animais preparados para o julgamento, mas também aberto para negociar diretamente nas baias, assim como Marcelo Conceli e vários outros. “A ovinocultura está em expansão no Paraná e essa exposição agropecuária realizada pelo Sindicato Rural atrai muitos criadores e pessoas interessadas. Como o tempo também está colaborando, acredito que teremos um resultado bastante satisfatório até domingo”, confia ele.

De acordo com Jaciane Beal, coordenadora da exposição de ovinos, o evento deste ano está melhor que do ano passado, com número maior de animais para o julgamento. “Teremos mais animais em pista em relação ao ano anterior. A própria inclusão de ovinos no leilão, que não acontecia há cinco anos aconteceu este ano por conta da qualidade dos animais e pela procura maior dos comprados”, destacou Jaciane.

No total, 120 animais irão para a pista de julgamento, enquanto que em 2015 foram 85. “Dentro do Parque de Exposições são 200 cabeças. Há oito anos o Sindicato Rural traz esses animais com julgamento ranqueado pela Associação Paranaense de Ovinos e com chancela da Associação Brasileira, inclusive trazendo juízes de fora do estado”, revela. Desta vez o juiz será o Dr. Gustavo Martins Ferreira, de São Paulo.

Marcelo---ovelhas

Centro Diesel
Auto Escola Allan – Quadrado – Interna
Radiadores Lopes Quadrado Interna
Cipronenge Quadrado
Unicampo
Nutrimix – Terraço – Quadrado – Interna
Pet Center
CNA
Laugerie
Up Vet

Comentários

Voltar ao topo