Agronegócio

  Colégio Adventista

5º Agrotec reúne mais de 500 participantes

Publicado em 28 de setembro, 2016 às 09:29

O 5º Agrotec, realizado no sábado (24), no Espaço Allure, reuniu participantes de diversos municípios da região, dentre acadêmicos de Agronomia, técnicos, engenheiros agrônomos e produtores rurais. O objetivo foi trabalhar o tema do manejo de pragas e plantas daninhas de difícil controle na soja e no milho, em palestras proferidas pelos professores doutores Donizeti Fornarolli e Samuel Roggia.

A cooperativa agroindustrial C.Vale foi a principal colaboradora e parceira oficial do evento, juntamente com o curso de Agronomia da Faculdade Integrado, na figura dos professores Leonardo Pim Petean e Daniela Alencar. A C. Vale levou representantes das suas empresas colaboradoras: FMC, Giroagro, Yara, Bayer, Nufarm, Inquima, Dow AgroSciences, Basf, Pionner e Syngenta.

O tema, de acordo com a coordenadora do curso de Agronomia da Instituição, Nádia Cristina de Oliveira, foi escolhido devido às dificuldades encontradas no campo no controle de algumas pragas, como os percevejos, na cultura da soja e do milho. “Hoje, o grande problema e maior desafio dos agricultores é o manejo dessas pragas. Outra dificuldade são as plantas daninhas, por serem de difícil controle”, informou.

Para Emanuelly Lins, estudante do 8º período de Agronomia da Faculdade Integrado e estagiária no setor de melhoramento genético da Instituição, “as palestras foram muito construtivas, pois os professores possuem muito conhecimento e abrangeram o tema de forma prática, explorando a visão do agrônomo”, afirmou ela.

Hoje, o Brasil é o segundo maior produtor de soja do mundo e isso constitui um grande desafio para os produtores rurais, que precisam lidar com todos os efeitos adversos que interferem no rendimento da produção. O agrônomo Gustavo Puton disse que “se o agricultor não tiver o cuidado com as plantas daninhas e pragas, a produção pode cair pela metade, o que prejudica não só a parte agrícola, mas a econômica também. Dessa forma, o evento foi pontual ao trabalhar o tema do manejo este ano”.

Centro Diesel
Pet Center
CNA
Unicampo
Up Vet

Comentários

Voltar ao topo